@CaioFRF

terça-feira, 13 de agosto de 2013

A condição humana é um absurdo!

Estava imerso na leitura, havia perdido o trem das 22:20 e esperava o próximo trem.As pessoas se aglomeravam na beira da estação, eu preferi esperar sentado. Quando estava numa parte bem interessante do livro que falava da melhor peça do Ionesco Assassino sem ordenado (Teatro do Absurdo) ouço uma voz suave, cansada e tranquila " O trem das 22:17 passou?" já era quase 22:30...a figura seria uma bela foto, ela devia ter mais ou menos 50 anos, tinha um enorme nariz e um cheiro estranho, no entanto seus olhos eram cintilantes e a sua simplicidade tinha algo de sereno. Passei o resto da viajem conversando com essa senhora e acho magnifica a troca que podemos ter com os seres humanos, não entrarei em detalhes do falamos, foram assuntos triviais, mas ouvi um " que Deus te ilumine" tão sincero que nos meus olhos brotou água e engoli seco a emoção que brotava do fundo do meu peito. E por mais simples que tenha sido esse encontro ele me fez pensar na condição humana, como ela é triste e nobre, Digna e cruel. A Figura que me abordara é faxineira do shopping e limpa um piso inteiro sozinha as segundas, sente dores nos braços e ganha apenas um salário mínimo, paga R$125,00 reais num curso de administração para a filha na All Net, e diz para a filha pegar firme nos estudos porque não é fácil pagar esse curso.
Como é injusto um shopping ter apenas um funcionário para limpar um andar todo e pagar tão pouco. Eles tem coragem de cobrar caro no estacionamento, nos alugueis, porem pagão mal os funcionários...a verdade é que no Brasil muita gente simples é explorada pela maioria das empresas, o nosso salário mínimo é uma piada de mau gosto. Nós precisamos de reformas trabalhistas, a distribuição de renda não é justa, penso que isso deveria ser mais justo, Vale refeição, participação em pelo menos 40% do lucro, jornadas menores de trabalho são metas obrigatórias! O povo devia acordar para isso! Se o povo para de trabalhar o país quebra! Não existe função mais importante, todas as funções são importantes!
Uma outra coisa que essa conversa despertou em mim se diz respeito a condição humana de isolamento. Confesso que já senti vontade de conversar e só tinham estranhos a minha volta, hoje mesmo na hora que estava no ônibus vindo para casa estava do lado de uma conversa sobre futebol e tive vontade de falar também, porem me calei por algum motivo idiota. Toda vez que converso com desconhecidos, esses desconhecidos tem pelo menos mais de 40, sendo que eles puxam assunto, já vi vários sendo ignorados por jovens, então chego a conclusão que nossa geração tem dificuldades em se socializar, somos reclusos em nosso mundinhos de fones de ouvido, somos incapazes de realizar um troca humana, simples, de apenas ouvir o outro, de falar com o outro. Eu não quero ser assim, por isso eu paro com a leitura, eu tiro o fone e converso com essas pessoas...para mim é um modo de fugir do vazio que ronda nossas vidas....eu tenho muito o que falar e eu tenho muito o que ouvir, não quero uma vida virtual numa rede social com pessoas de mentira, eu quero o que tem la fora, do outro lado da janela, eu quero a vida de verdade com pessoas de cheiram, que olham, que dão risada, que tem calor, que tem voz e ouvidos...a condição que nos encontramos é terrível. Eu não quero mais isso. ( e partindo disso poderia fazer um analise muito maior abordando muitos temas da vida humana, aconselho você a refletir sobre o assunto e a trilhar seus próprios pensamentos, fico feliz se esse texto gerar mover algo em quem lê).

Nenhum comentário:

Postar um comentário