@CaioFRF

terça-feira, 25 de outubro de 2011

O publico não exige qualidade da arte e isso é um absurdo !

Ontem eu voltava para casa e vi um discussão entre um moça e um comerciante, a rapariga reclamava de um produto que vinha com defeito e exigia a troca do mesmo se não nunca mais compraria nada na loja, o comerciante com medo de perder a freguesia trocou o produto por outro com uma qualidade um pouco melhor, queria evitar problemas.

As pessoas geralmente exigem qualidade dos produtos pelos quais ela paga, queremos algo que tenha um bom custo benefício, mas essa exigência esbarra até onde conseguimos cobra-la, até a onde vai o nosso conhecimento e conceito do que é qualidade.

Hoje em dia não somos educados para pensar, somos educados para obedecer sem se questionar muito, o que faz com que não pensemos, na verdade também nos ensinaram que somos burros e que qualquer um que esteja na mídia sabe mais do que nós, são melhores e etc, então se sai uma noticia no jornal você não procura averiguar o que foi dito simplesmente acredita naquilo como a verdade do universo, é claro que aquela notícia não está ali atoa, mas muitas vezes ela pode ser distorcida pro lado dos interesses de quem financia. É claro que também sair questionando tudo é não totalmente certo, é preciso ter bom senso, afinal tudo tem dois lados.

Enfim, hoje em dia por falta de boas referencias e por uma educação limitada aceitamos obras de "arte" rasas, sem qualidade, sem suor, sem vida muitas vezes, aceitamos porque nos dizem que aquilo é bom, as rádios saem vomitando musicas ruins, nos iludindo de que aquilo é o que há de melhor, a TV faz a mesma coisa, espalha coisas ridículas e nós aceitamos, ninguém nunca questiona a qualidade. Na verdade a única arte que eu particularmente acho que ainda não há esse tipo de problema são os grafitis, que são ricos em sentimentos, protestos e habilidade artísticas.

Nós devemos ser como aquela moça com a arte, devemos ser exigentes, não aceite um filme só porque ele é uma super produção milionária de Hollywood, não aceite uma novela só porque ela é da globo, não aplauda uma peça profissional por respeito ( aliás, não vá a uma peça pra ver uma ator bonitinho e famoso, vá para ver qualidade, o ator bonitinho você pode ver na revista), não se deixe ser enganado por essa mídia mentirosa, as musicas boas hoje em dia estão extintas na mídia, tanto as nacionais quanto as internacionais, e a culpa é nossa que paga mais caro por um produto mal trabalhado e defeituoso. É claro que se arte fosse uma peça de roupa furada nós iriamos até a loja trocar o produto, agora por que é que quando a arte é uma novelinha meia boca nós não vamos até o comerciante e reclamamos da qualidade ?

A TV e a rádio hoje em dia funcionam como um empresa, querem lucro sobre lucro, e como toda "boa" quer ter melhor rendimento financeiro, eles não precisam gastar com uma mão de obra qualificada, com um produto bem feito onde se investe mais, já que nós compramos o produto feito sobre uma mão de obra ruim, mal produzido onde o investimento foi menor e ainda achamos que é a coisa mais bonita e bem feita do mundo. Se a gente começa a parar de comprar essa arte barata eles irão melhorar-la, se nós reclamarmos como aquela moça, você pode ter toda a certeza de que eles vão começar a nós vender algo melhor.

A arte é anímica, ou seja, pertence a nossa alma, nós toca bem fundo onde nada mais vai, quando mais profundo é o que nos toca, mais preenchidos ficamos, mais satisfeitos, agora com essas coisas rasas nada e preenchido mesmo que se toque na alma. E pelo amor de Deus, não deixem a crianças assistirem a programação infantil, 90% dela pode deixar seu filho com problema mental.

Outro ponto a se ver é quanto realmente as pessoas que fazem "arte" estão aptas a faze-la, quantos diretores ali tem faculdade de cinema, quantos atores ali realmente estudam até hoje, quantos cantores e instrumentistas e tem anos de estudo, será que eles são realmente capacitados, ou são um bando de incompetentes, espertos o suficiente para nos enganar ?  Isso eu não posso afirmar, mas afirmo sem medo que falta sensibilidade, falto o real trabalho do artista. ( e que fique bem claro que artista não é a mesma coisa que celebridade, a maioria delas na minha visão faz parte de um escória de pessoas moribundas do reino de Hades).

Alguns vídeos do Gil Brother Away que eu acho que bom expressar um pouco sobre o que digo.

http://www.youtube.com/watch?v=4bzzGmdZZoE&feature=relmfu

http://www.youtube.com/watch?v=JcYsEua4MXE&feature=relmfu

http://www.youtube.com/watch?v=cfr4SjcKt7k&feature=relmfu

http://www.youtube.com/watch?v=QkUEI0YUCQ8&feature=relmfu

Nenhum comentário:

Postar um comentário