@CaioFRF

domingo, 23 de junho de 2013

A responsabilidade da educação é sua! Isso não é um absurdo!

" É preciso ter formação para receber a informação" - Fernando Leal (Mestre e inspiração).

Nos últimos dias pude acompanhar muita gente reclamando da educação do país. Também concordo que algumas coisas precisam ser mudadas, mas elas nada adiantaram se vocês não mudarem a forma de pensar o estudo, é preciso encara-lo de modo diferente do convencional (estudar pra ficar rico), entenda que o estudo é acima de tudo para você crescer como ser humano, para enriquecer o teu intelecto e tua compreensão das coisas, o que te levará a experiencias mais completas, profundas e realizadoras.

Eu faço parte de uma juventude imbecil, que quer conquistar tudo com pouco esforço, muita velocidade e sem nenhuma dificuldade, uma juventude que não quer estudar de verdade e se contenta com a média. O governo não tem cupa disso, você é responsável por essa área da tua vida. Não existe terceirização no estudo, ninguém vai levar o conhecimento até você, você é que tem que ir até o conhecimento. Ninguém ajuda ninguém a se formar, cada um faz isso por si. A falha dos estudantes ( das pessoas de um modo geral) do nosso país é exatamente essa, esperar que alguém faça algo, quando, na verdade, eles deveriam estar fazendo. O estudo é uma via de mão dupla.

Que apoio do governo tiveram os grandes pensadores, cientistas, artistas e etc da antiguidade? O máximo que o governo pode fazer é dar a estrutura, e ainda assim penso que só vale apena investir em estrutura em local que tem pesquisa acadêmica, o resto precisa só do básico.

Se questiona muito o investimento do governo (Eu não acho que apenas verba vá mudar a educação do país, é uma questão ideológica, como já disse), mas alguém cobra o estudante que cola, que compra trabalho pronto, que leva tudo nas coxas que só quer tirar o diploma sem dedicar o mínimo do seu tempo para o estudo? Alguém cobra as faculdades particulares que só estão preocupadas com o dinheiro em caixa e pouco se importam com os profissionais que ela forma? E os profissionais tem consciência de que uma falha na sua importância social como profissional pode prejudicar varias pessoas?

Se você vai a escola e não aprende nada a culpa é exclusivamente sua! Se você não leu o que deveria ter lido a culpa é da sua preguiça! Se hoje você não consegue passar em um vestibular ou se dar bem no mercado de trabalho, não culpe sua escola, culpe a si mesmo por nunca ter tido iniciativa. 

Agora eu Concordo que tem muito professor ruim, muitos mesmo, na minha vida acadêmica conto nos dedos os professores que realmente gostavam da sua profissão e a faziam com execelência, mas quanto a esse assuntou vou citar um trecho do livro " Guia politicamente incorreto da filosofia- Ensaio sobre a ironia" de Luiz Felipe Pondé, publicado pela editora Leya, é um trecho que vai da página 97 até a 98:

" Sou professor e gosto de dar aula, coisa rara na área. Na maioria dos casos, professores de universidades(ou não) são pessoas que, além de não gostar dos alunos, tem uma inteligencia mediana e foram, quando jovens, alunos medíocres, que fizeram ciências humanas porque sempre foi fácil entrar na faculdade de ciências humanas. Claro que quase todos pensavam em si mesmos como Marx ou Freud ainda não revelados. Ao final, o que se revela com mais frequência é alguém fracassado que ganha mal e odeia os alunos. Professores que normalmente não gostam de ler ou de estudar, mas dizem que esse pecado é apenas dos alunos. Há um enorme sofrimento na maioria dos professores porque têm que fingir o tempo todo que acreditam na importância do que fazem. A maioria sucumbe."

Não acho que essa falha seja só dos professores, são todos os profissionais. É um efeito domino, em algum momento da história o estudo foi perdendo o significado, e creio que o Etos do capitalismo infantilizador, a ideologia de produtivismo sem muito pensar ou questionar tenha feito o estudo perder seu significado(também o contingente é maior, o que significa mais gente medíocre no mundo), e isso foi passado pra frente até que chegamos no momento atual onde ninguém mais quer aprender nada, só querem frequentar a aula pra ter o diploma pra poder trabalhar pra comprar um Iphone.

Educação é uma questão muito mais profunda do que investimentos e  verbas, eu sou a favor de que tenha uma postura pedagógica no país progressista, pois isso estimula o pensamento próprio, e tira algumas falhas do nosso modelo de educação. Não acho que notas provem nada, assim como as avaliações não provam, é um esquema falho. Porem debates, produções de texto, seminários são muito mais produtivos. Um sistema que tenda que cada um tem seu tempo, duas pessoas da mesma idade não tem a mesma capacidade intelectual, as salas deveriam ser ajustadas conforme a capacidade intelectual de cada um. Não vou levar a conversa pra esse lado porque entraremos num outro campo que ai sim eu acho que o governo tem maior responsabilidade.

2 comentários:

  1. com certeza a educação vem de casa, vem dois princípios ensinados pelos pais, no Brasil o governo tem falhando sim na educação a Dilma poder investir todos os ROYALTIES DO PETRÓLEO na educação ou todo o dinheiro do país, que a educação fica na mesma coisa sem fala que quando mais dinheiro ser investir em qualquer coisa nesse país mais é roubado e desfiado, acho que para mudar a educação temos que trabalha todos juntos governo, pais, professores, alunos e toda a sociedade, temos que mudar a cultura do país como um todo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De fato, sem uma união de todos não vai mudar nada.Cada um tem que saber o que cobrar e onde, além de fazer sua parte como membro da sociedade. Como eu disse não adianta reclamar da educação se você nem ao menos estuda.

      Excluir