@CaioFRF

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Teatro realmente mexe comigo de uma maneira absurda e isso não é um Absurdo!

Galera quero compartilhar com vocês uma experiência que tive hoje fantástica, como de costume revezo minhas quarta entre teatro e escola, hoje foi quarta feira teatral, e só para variar foi mágica.( Sou suspeito para falar, porque eu amo isso).

Hoje tivemos uma aula de resgatar sentimentos de tristeza, buscando la no fundo do baú coisas que nos machucaram, coisas que nos deixam um vazio, coisas que no geral nos deixam triste, a tristeza é um sentimento composto com ela você traz muitos outro sentimentos amarrados, ela nunca vem sozinha !

Começamos com execícios de contado e tato, que primeiro foi em dupla, depois em trio e por último todos como se fôssemos um só, tínhamos que sentir os corpos um dos outros, a respiração, o ritmo, tudo, eu me senti acolhido, me senti protegido, eu senti que mesmo não conhecendo direito ninguém ali eu poderia confiar a minha vida a cada uma daquelas pessoas.

Depois sem intervalo nenhum nos separamos e rastejamos pelo chão, se movendo em direção a um lugar aonde pararíamos como uma semente, que foi semeada no vale da tristeza, foi ai que buscamos os sentimentos mais profundos, sabe aquele memória que você guarda só pra ti ? Aquela que te faz triste? A lembrança que você nunca gosta de falar? A ferida aberta que não pode ser cutucada? Então era nisso que tínhamos que cutucar.

Eu lembrei de varias coisas que me deixam triste, mas nenhuma realmente me deixava muito triste, a maioria eram situações em que me magoei, e já tinha superado, foi então que eu encontrei o sentimentos triste que eu carrego, a maioria sempre acobertada pelo meu pai ( Deus), mas sabe quando você para e pensa e vê as coisas sem o olhar da inocência ( eu procuro colocar esse olhar em tudo), e ai você vê a triste realidade do mundo, da coisas, então isso me entristecê. Ver a maldade do mundo aliando com algumas tristes lembranças e frustrações pessoais me arrancaram lágrimas.

Conforme esses sentimentos iam brotando, a semente ia geminado, até ficar de pé e ir até a parede encostar as mãos e a cabeça e tentar empurrar a parede que representava os sentimentos tristes, e quantos mais eu empurrava, mais eu via que meus esforços não adiantavam, e isso era angustioso, porque ela não se movia, e nem vai se mover, ela vai ficar para ali, o jeito é afastar, dar um paço, e foi assim que terminou essa fase do exercício.

Foi então que o Dalton junto algumas cadeiras, e as organizou de tal forma que ficassem uma de costa para outra em forma de circulo, cada um sentou em um lugar, objetivo dessa fase era compartilhar uma tristeza com o grupo, e foi ótimo, eu fiz uma coisa que nunca faço, abrir meu sentimentos pessoais para os outros, não falei tudo que devia ter falado, mas compartilhei uma coisa com eles, que também compartilharam comigo. Depois disso vai a parte difícil que era afastar a tristeza, depois de uma serie de palavras positivas e abraços, eu aprendi a afastar minha tristeza usado minha memória da alegria, das coisas positivas e boas.
Enfim para quem não entendeu o execício eu vou explicar, segundo stanislavski o ator não pode representar com verdade aquilo que não viveu, bom a lição foi aprender a trazer isso e também afastar quando necessário, o que durante uma peça é muito útil, pois muitas vezes se oscilam durante uma peça.

Além dessa lição eu também sai muito leve e também feliz da aula, pode ser até cedo para dizer isso, mas eu me senti em família lá, me senti protegido do mundo, eu senti que o que acontece ali realmente é mágico, e que de certa forma essas pessoas ainda estranhas tem alguma importância para mim, eu tenho uma sensação muito positiva quanto essa turma de teatro, ali realmente tem uma coisa especial.

vou deixar aqui um poema que acabei de fazer:

Felicidade

sou alegre por poder sorrir
sou alegre por acordar de manhã e saber que sou amado
sou feliz por fazer o que amo
sou feliz por olhar para o horizonte e ver um mundo
um mundo que só eu vejo
sou feliz por viver,viver e viver
por descobrir, por sentir
por sair um pouco do meu mundo
e viajar por vários outros 
mundo lindos, mundos mágicos
mundos do imaginário
e digo com segurança
não há palavras que possam definir o que é atuar
mais eu sem uma que combina
SONHAR !
                                 Caio Ribeiro

2 comentários:

  1. Realmente a aula de ontem foi fantastica e fico muito feliz por tu ter gostado e principalmente por ter entendido esse mecanismo "Stanislavski'quiano", é isso ai meu caro! plante a semente sempre q necessario, mas saiba reconhecer a hora da colheita! PARABENS pelo desempenho e entrega!

    MERDA!

    ResponderExcluir
  2. essa aula de de ontem foi fantastica msm fez eu mexer em feridas do passado que estava quase superando mas a aula fez eu aprender a tbm a controlar elas tomara que temos mas aula dessas

    abrass
    leo zinanni

    ResponderExcluir